Plano de Manejo do Parque da Biodiversidade


Plano de Manejo Parque Natural Municipal “Corredores de Biodiversidade”

O Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC) define o Plano de Manejo como um “documento técnico mediante o qual, com fundamento nos objetivos gerais de uma Unidade de Conservação, se estabelece o seu zoneamento e as normas que devem presidir o uso da área e o manejo dos recursos naturais, inclusive a implantação das estruturas físicas necessárias à gestão da unidade”.

A existência do Plano de Manejo é fundamental para que a Unidade de Conservação (UC) possa atender aos seus objetivos de manejo, uma vez que define um conjunto de ações interligadas e coerentes para um melhor direcionamento das ações de intervenção na mesma. O Plano de Manejo do PNMCBio é composto pelos Encartes 1 e 2:

 

Encarte 1 – Análise da Unidade de Conservação: tem como objetivo central o diagnóstico do Parque, através da análise de seus fatores bióticos, abióticos e os fatores relativos às atividades humanas existentes. São descritas ainda: a infraestrutura disponível, as atividades desenvolvidas atualmente na unidade, tanto as apropriadas quanto às conflitantes.

 

Encarte 2 – Planejamento: trata do planejamento da UC e sua Zona de Amortecimento, abordando a avaliação estratégica da Unidade, os objetivos específicos de manejo, o zoneamento e o planejamento por áreas de atuação.

 

 

Anexos