Meio Ambiente

Parque da Biquinha

O Parque da Biquinha foi criado em 1976 e encontra-se numa área verde que ocupa cerca de um alqueire na região central de Sorocaba. Possui uma área de topografia acidentada, privilegiada por fazer parte de uma bacia hidrográfica com nascentes e lago que embelezam a paisagem.

O parque possui um ambiente agradável e aconchegante, um convite permanente a quem gosta do contato com a natureza. No local, os visitantes podem percorrer trilhas arborizadas e ter contato com a natureza, avistando inúmeras espécies de aves, como o bem-te-vi, beija-flor, sabiá e pica-pau, além de outros pequenos animais, e espécies arbóreas, como o pau-brasil, ipês, quaresmeira, tipuana, jatobá, entre outras.

Desde março de 2020, com início da pandemia da Covid-19, todas as atividades de Educação Ambiental que ocorriam nos parques, como visitas monitoradas, clubes ecológicos, oficinas e cursos de férias, foram suspensas.

Uma estratégia pensada para oferecer uma experiência diferente ao público com a reabertura dos parques (que permaneceram fechados de março a outubro de 2020) foi a instalação de placas informativas para a realização de visita autoguiada, com o sistema de QR Code.

Por meio de um aplicativo próprio para leitura do código ou da câmera do celular (dependendo do aparelho) o QR Code direciona o cidadão a vídeos que estão no Youtube da Prefeitura de Sorocaba.

Confira abaixo os três vídeos gravados com a nossa educadora Cristiane Crispim, que traz curiosidades sobre esse espaço que é um dos mais tradicionais de Sorocaba.

SERVIÇO
Parque da Biquinha
Endereço: Avenida Comendador Pereira Inácio, 1.112 – Jardim Emília.
Horário: de terça a domingo, das 8h às 17h
Telefone: (15) 3224.1997
Entrada gratuita
*Limite de 650 visitantes por dia