Legado das Águas


COOPERAÇÃO TÉCNICA PARA PROMOÇÃO E CONSERVAÇÃO DA RESERVA “LEGADO DAS ÁGUAS”

A Prefeitura de Sorocaba e a Votorantim Industrial possuem desde 2015 um protocolo de intenções oriundo do Processo nº 6.294/2015 com objetivo de formalizar o interesse das partes em desenvolver ações de cooperação técnica, científica, educacional e cultural que visem o desenvolvimento e a execução conjunta de programas e projetos envolvendo a reserva “Legado das Águas” e o Jardim Botânico de Sorocaba “Irmãos Villas-Bôas”-JBSO.

O protocolo permitirá que o conhecimento produzido por pesquisadores na reserva seja compartilhado com escolas e universidades de Sorocaba e região. Por meio desse trabalho já foram doadas 125 amostras de plantas secas (exsicatas) de espécies da mata atlântica registradas na reserva e formado grupo de trabalho que vem planejando programas que envolvem a restauração ecológica de fragmentos florestais no município de Sorocaba, o plantio e estudo de espécies de interesse no JBSO, a promoção da reserva e de suas espécies por meio da educomunicação e a formação de pessoas para a conservação e uso dos recursos genéticos presentes na reserva.

O Legado das Águas é uma reserva privada de Mata Atlântica mantida pela Votorantim desde 1947, quando a empresa começou a adquirir terras na bacia do Rio Juquiá, no Vale do Ribeira, sul do Estado de São Paulo, com o objetivo de proteger as nascentes do rio e seus afluentes, que fornecem água para as sete usinas hidrelétricas instaladas na região. A reserva possui 31 mil hectares e é a primeira filial da empresa Reservas Votorantim Ltda., unidade de negócios da Votorantim S.A dedicada à gestão de ativos ambientais e geração de valor compartilhado. Além de possuir riqueza de fauna e flora, e representar 1,5% dos 9% restantes da Mata Atlântica do estado de São Paulo, desenvolveu um modelo inovador de reserva privada.

A parceria com a Prefeitura de Sorocaba vai de encontro aos objetivos do Legado das Águas de contribuir com o desenvolvimento sustentável, econômico e social dos municípios do seu entorno.

Saiba mais:

legadodasaguas.com.br