Tour do Cerrado


IMG 01 . IMG 02

 

Objetiva apresentar à população os fragmentos de Cerrado existentes no município e promover a sensibilização dos participantes sobre as agressões relativos a esse tipo de vegetação, bem como o papel de cada um  na contribuição da preservação da biodiversidade, contextualizando as informações à realidade local.

O município de Sorocaba está localizado na zona de transição entre dois dos principais tipos de vegetação brasileiros, a Mata Atlântica e o Cerrado, havendo predomínio do último no território municipal.

O cerrado brasileiro está bastante ameaçado. Ao todo, já se perdeu metade da vegetação original, e o restante está muito fragmentado. Boa parte desta vegetação foi ocupada pelas atividades agropecuárias e pela extração de madeira ilegal. São também frequentes os incêndios florestais que correspondem a 75% do total de emissões de gases estufa (CO2) no Brasil, segundo o INPE (Instituto Brasileiro de Pesquisas espaciais).

O cerrado é a vegetação caracterizada principalmente pela presença árvores retorcidas, com cascas grossas, em alguns casos  perdem as folhas nas épocas de estiagem, com folhagem adaptada à estes períodos, que podem formar florestas junto com várias espécies arbustivas ou estar dispersas em campo aberto.

As estações de chuva e estiagem são bem definidas. No Inverno, onde predominam os dias secos, os campos do cerrado tem aspecto de vegetação ressecada, amarelada e são ameaçados pelas queimadas. Já no verão, com a chegada das chuvas, esses mesmos campos tornam-se verdadeiros tapetes verdejantes.

São espécies características do cerrado os ipês (amarelo, roxo, rosa e branco), Angico, o Açoita-cavalo, Cagaita, Araticum, Sucupira, Pequi, Araçá, Barbatimão, Chapéu de Couro entre outras. Todas as espécies citadas acima poderão ser observadas durante o tour.

A visita monitorada será realizada por meio de um ônibus e promoverá o contato da população com remanescentes de cerrado na cidade, onde será possível observar diversas espécies da flora, conhecendo um pouco mais sobre a importância econômica e ecológica das mesmas e suas relações com o ambiente e com o homem.

Roteiro:

  • Parque Municipal dos Esportes Chico Mendes: Visita ao viveiro para observação de mudas do cerrado.  Animais do Cerrado e interação com a flora.
  • Jardim Botânico: Apresentação das futuras instalações do jardim botânico. Observação de espécies de plantas do cerrado. Sucessão ecológica e vegetação rupestre.
  • Vitória Régia: Trilhas em duas áreas de cerrado com diferentes características (Cerrado SS e Campo Sujo), para observação da diversidade. Caracterização do solo. Interferências humanas na vegetação e espécies invasoras.