Meio Ambiente

Centro de Educação Ambiental do Rio Sorocaba

O Centro de Educação Ambiental do Rio Sorocaba (CEA-Rio Sorocaba) foi inaugurado em 22 de março de 2015, em comemoração ao Dia Mundial da Água, e está localizado na Av. Dom Aguirre, 216, em frente ao Poupatempo.

É uma iniciativa que busca sensibilizar a população com relação à presença e importância do Rio Sorocaba no nosso município, além de conscientizar sobre como as nossas ações refletem positiva e negativamente nesse ecossistema tão delicado e tão presente no dia-a-dia da população.

O CEA Rio Sorocaba é responsável por promover a educação ambiental em toda a extensão do Parque Linear do Rio Sorocaba*, por meio de ações, projetos e atividades educativas com foco na preservação e recuperação do Rio Sorocaba, associando a qualidade de vida, ação cidadã e manejo sustentável dos recursos naturais.

O local funciona também como um posto permanente de doação de mudas. Estão disponíveis mudas de árvores frutíferas e ornamentais nativas. Cada pessoa tem direito a retirar até duas mudas por mês.

*Parque Linear do Rio Sorocaba: projeto lançado em 2008 pela Prefeitura, que visa integrar os elementos naturais presentes na margem do rio e valorizá-lo com espaço de preservação e educação ambiental, cultura e de lazer, aliado ao programa de despoluição do Rio Sorocaba

Programas de Educação Ambiental

Visitas Monitoradas

Atendimento à comunidade, instituições e escolas parceiras, por meio de ações educativas, abordando as seguintes temáticas:

  • Ciclo de utilização da água no município, desde a captação na Represa de Itupararanga até o retorno da mesma ao Rio Sorocaba, enfatizando o tratamento de água e esgoto;
  • Aspectos históricos, sociais, culturais e ecológicos do Rio Sorocaba;
  • Biodiversidade no município associada ao Rio;
  • Aspectos geográficos da microbacia do Rio Sorocaba na área do município;
  • Mata Ciliar e formação de corredores ecológicos.

PARA AGENDAMENTO DE VISITAS ENTRAR EM CONTATO COM EQUIPE DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DA SEMA:
sema@sorocaba.sp.gov.brm (A/C Gentil)
ou através do telefone (15) 3219-2299

Tour do Rio Sorocaba

  • Tour completo: aberto à comunidade, duração de 04 horas. Percurso realizado de ônibus, compreende desde a Barragem de Itupararanga, Cachoeira da Chave, CEA-Rio Sorocaba, Usina Cultural “Ettore Marangoni”, e termina na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) S1.
  • Tour reduzido: direcionado às Escolas, duração de 02 horas. A visita se inicia no CEA-Rio Sorocaba, segue para a Usina Cultural “Ettore Marangoni” e termina no Parque das Águas.

Endereço: Av. Dom Aguirre, 216 – em frente ao Poupatempo

Horário de Funcionamento

Aberto as sextas e sábados das 9h as 13h

Telefone:  (15) 3219-2280-3219-2299  (Sema)