CAMPANHA DE PREVENÇÃO E COMBATE ÀS QUEIMADAS 2021

Durante o período de outono e inverno, devido ao ar seco e à falta de chuva, o acúmulo de poluição aumenta e torna as queimadas mais propensas, trazendo uma série de problemas ambientais, além de danos à saúde da população. A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade, realiza há anos a Campanha de Prevenção e Combate às Queimadas, que tem como objetivo realizar educação ambiental junto à população e reduzir o número de ocorrências no município.

Por isso, a sensibilização das pessoas a não atearem fogo em mato ou em lixo é muito importante. A fumaça e a fuligem podem provocar doenças respiratórias graves, comprometendo, principalmente quem sofre de asma e de bronquite. Outro risco está na queima ilegal de lixo, quando são lançados na atmosfera, os compostos tóxicos que podem provocar severas irritações às vias respiratórias. Além disso, a queima de qualquer material combustível produz o gás carbônico, que é principal responsável pelas alterações climáticas do planeta, ocasionando fragilidade na atmosfera.

Além disso, neste ano, com a pandemia do novo coronavírus, esse período é ainda mais crítico, considerando que o problema das queimadas ainda pode potencializar os efeitos da Covid-19, não apenas pelo aumento da procura por atendimento de saúde, mas também por agravar o estado de saúde de pessoas do grupo de risco da doença ou de pessoas que estejam contaminadas pelo coronavírus.

Considerando a atual situação de pandemia da Covid-19 e o impedimento de realizarmos atividades de Educação Ambiental em contato direto com o público, seja em escolas, feiras, terminais de ônibus, entre outros espaços, a estratégia educativa da edição 2021 foi de disponibilizar materiais de forma on-line envolvendo estratégias educativas digitais, como atividades do projeto “Sema vai à sua Casa”, que é voltado a pais e filhos que estão em casa em isolamento social, e vídeos educativos sobre queimadas, que são divulgados também através das redes sociais (Facebook e Instagram).

Para atuar na sensibilização das pessoas, a Campanha de Prevenção e Combate às Queimadas também conta com utilização de faixas instaladas nas principais vias da cidade, além de cartazes fixados nos pontos de atendimento ao cidadão tais como unidades de saúde, escolas e demais postos de atendimento espalhados pela cidade, atingindo milhares de sorocabanos.

Faixa instalada na Avenida Dom Aguirre x Avenida Juvenal de Campos (na altura da Ponte Pinheiros)

Ao presenciar uma queimada, o cidadão deve acionar o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193 para o combate ao fogo. Já para denunciar para a Prefeitura de Sorocaba, já que QUEIMADA É CRIME e a multa pode ultrapassar o valor de R$ 3 mil, basta ligar no telefone 156, ou ainda registrar a denúncia pelo WhatsApp da Secretaria do Meio Ambiente (15) 99175-0927 ou pelo site: http://www.sorocaba.sp.gov.br/atendimento/.

SPOTS DE RÁDIO

Spot 1 (Clique aqui)