Parque da Biodiversidade
Parque da Biodiversidade

“Sorocaba, a Cidade da Biodiversidade”

O Observatório da Biodiversidade tem o objetivo principal de democratizar o conhecimento acerca da biodiversidade do município de Sorocaba, ampliar a articulação do executivo com as instituições de ensino e pesquisa da região e fomentar políticas públicas de conservação e valorização da biodiversidade local.

SOBRE O PROJETO

O Observatório da Biodiversidade tem o objetivo principal de democratizar o conhecimento acerca da biodiversidade do município de Sorocaba. O projeto envolve a compilação, sistematização, organização e divulgação de informações sobre a biodiversidade de Sorocaba, de forma acessível para o público acadêmico e população em geral por meio da criação deste site, como uma ferramenta para o fomento da conservação e valorização da biodiversidade local.

Além disso, pretende-se ampliar a articulação do executivo com as instituições de ensino e pesquisa da região, auxiliando a execução de pesquisas cientificas bem como o monitoramento ambiental do município de Sorocaba e do Parque Natural Municipal Corredores de Biodiversidade, sede do projeto.

Além disso, com a instituição de um banco de dados com as informações disponíveis, o poder público terá mais ferramentas para a tomada de decisões e estruturação de políticas públicas baseadas em conhecimento técnico.

Viabilizado por meio de recursos de compensação ambiental pela instalação da planta da Toyota do Brasil em Sorocaba, Observatório da Biodiversidade teve início em 17 de agosto de 2017, e sua primeira etapa envolveu a coleta e sistematização de trabalhos científicos, documentos de referência, marcos legais e iniciativas realizadas pelo poder público, além  da produção de fichas educativas para a difusão de informações sobre as espécies mais representativas da região.

Também foram confeccionadas placas, material educativo e adquiridos equipamentos visando à ampliação da difusão do conhecimento por meio de visitas à sede do projeto.

O Observatório da Biodiversidade está sediado no Parque Natural Municipal Corredores de Biodiversidade, localizado na avenida Itavuvu, 11.303, Altos do Itavuvu

Seja nosso parceiro na conservação da biodiversidade!

Qual informação você está procurando?