Prefeitura realiza a segunda audiência pública sobre Plano de Resíduos Sólidos

Data: 28/07/14

????????????????????????????????????

Com a participação de representantes da Prefeitura de Sorocaba, Câmara Municipal, Cetesb, empresas da cidade, Conselho Municipal do Meio Ambiente, entidades e sociedade civil, foi realizada na manhã desta sexta-feira (25), a segunda audiência pública para discussão do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos de Sorocaba (PMGIRS). O evento, realizado no Salão de Vidro Paço Municipal, teve a presença de aproximadamente 90 pessoas.

No início dos trabalhos, o secretário de Meio Ambiente, Clebson Ribeiro, agradeceu a presença de todos, destacando que seriam apresentadas as propostas sugeridas na primeira audiência realizada em abril e incorporadas ao Plano, além da abertura para novas manifestações dos presentes. “Esta é uma versão preliminar do Plano. Hoje o objetivo é receber sugestões e propostas a serem analisadas pela municipalidade”, destacou o secretário de Meio Ambiente.

Na sequência, a representante da empresa que elaborou a proposta do PMGIRS, Sheila Holmo Villela, fez uma apresentação do Plano já atualizado com as propostas do primeiro encontro. Encerrou sua explicação ressaltando que conforme previsto em Lei, o Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos deve ser submetido periodicamente a revisões, observando-se prioritariamente os períodos de vigência dos planos plurianuais municipais. “Essas revisões não devem ultrapassar o período de quatro anos”, disse.

Após as explicações do novo documento, foi aberta a participação dos presentes, sendo apresentadas novas propostas que devem ser acrescentadas ao PMGIRS, bem como foram questionados alguns números relacionados à coleta seletiva na cidade. Também deverá ser sistematizado junto a equipe da prefeitura e da empresa contratada, apresentado aos vereadores e finalmente encaminhado o PMGIRS à votação.

Sorocaba produz diariamente cerca de 570 toneladas de lixo, sendo que a reciclagem abrange 13% das residências urbanas. O secretário Clebson Ribeiro agradeceu a presença e colaboração de todos, ressaltando que o Plano de resíduos, é o ponto de partida para que Sorocaba complemente as ações já realizadas no que se refere a gestão dos resíduos no município. “Esse documento propõe programas, metas e ações para curto, médio e longo prazo, alinhado com outros planos governamentais e identificando possíveis fontes de financiamento”, concluiu.

Também participou da audiência pública, o secretário de Serviços Públicos, Oduvaldo Denadai. O documento referente ao diagnóstico e planejamento de metas e ações integrantes do PMGIRS está disponível para consulta pública no site: meioambiente.sorocaba.sp.gov.br e no portal www.sorocaba.sp.gov.br. Mais informações pelo telefone 3219.2280.