Prefeitura de Sorocaba apresentou o diagnóstico dos resíduos sólidos em audiência pública

Data: 04/04/14

A 2ª audiência, no dia 29 de abril, às 9h, também será aberta ao público em geral

Na manhã desta sexta-feira (4) foi realizada a 1.ª audiência pública para apresentar e discutir o Diagnóstico dos Resíduos Sólidos do Município, documento que integra o Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos de Sorocaba, previsto na Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei Federal n° 12.305/2010). O evento foi realizado no auditório “Pedro Salomão José” da EM “Dr. Getúlio Vargas” e contou com a participação de mais de 50 pessoas, inclusive de representantes dos municípios de Votorantim, Boituva, São Roque e Cananéia.

O objetivo foi de colher subsídios e informações junto à sociedade para compor o diagnóstico dos resíduos sólidos, além de oferecer aos interessados a oportunidade de dar opinião e sugestões relativas ao assunto.
“Quero agradecer a todos pela presença. É muito importante a participação de todos nós nessa primeira etapa, pois apesar de todos os encontros que realizamos até aqui, podemos ter esquecido de algum detalhe que envolve esse tema, e vocês podem contribuir muito para isso. Dessa forma conseguiremos fazer um documento bastante real da situação dos resíduos sólidos em Sorocaba”, destacou  Jussara de Lima Carvalho, secretária do Meio Ambiente, na abertura da audiência.
Desenvolvido pela Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e pela empresa SHS Consultoria e Projetos de Engenharia Ltda, o diagnóstico contém informações sobre a legislação federal, estadual e municipal, a caracterização e a quantificação dos tipos de resíduos gerados no município, a gravimetria dos resíduos domiciliares (porcentagem de cada tipo de resíduo produzido), planos municipais que possuem interface com o assunto, recursos utilizados pela Prefeitura na limpeza pública e a arrecadação da taxa do lixo. O investimento municipal foi de R$ 183 mil e a entrega do documento está prevista para o final de maio.
O diagnóstico apresentou dados sobre a coleta domiciliar, coleta seletiva, resíduos comerciais e de prestadores de serviço, resíduos de limpeza urbana, resíduos de serviços de saúde, entre outros.
Após a apresentação do documento, o público teve espaço para questionamentos e sugestões referentes ao tema. Já a segunda audiência será realizada no dia 29 de abril, às 9h, no mesmo local. Na oportunidade será feita a apresentação e discussão do planejamento de metas e ações integrantes do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos de Sorocaba.
Também participaram do evento o secretário Clebson Ribeiro (Serviços Públicos), Sergio Ponciano, presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Sorocaba, Carlos Alberto Leite, secretário do Meio Ambiente de Votorantim, além de representantes da Coreso, Ceadec, Central de Reciclagem de Sorocaba, Câmara de Sorocaba, Unesp, UFSCar e Comdema (Conselho Municipal de Desenvolvimento do Meio Ambiente).