Educação Ambiental


????????????????????????????????????

PROGRAMAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

O objetivo principal do Programa de Educação Ambiental do Jardim Botânico de Sorocaba é educar para sustentabilidade e conservação dos recursos florísticos, por meio de estratégias lúdicas e interativas, visando a sensibilização do público para tomada de ações individuais e coletivas em prol da manutenção, ampliação das áreas verdes naturais e nativas, bem como a formação de consumidores conscientes.

Visitas monitoradas

Realizada pela equipe de Educação Ambiental que trabalha questões relacionadas à diversidade dos vegetais e a importância da sua conservação. Durante as visitas são utilizadas diferentes estratégicas com o intuito de proporcionar experiências diretas com a natureza e conduzir o público as descobertas do Jardim.

As visitas monitoradas ao Jardim Botânico de Sorocaba possuem agendamento prévio e são acompanhadas pela equipe de educação ambiental de forma a complementar as atividades escolares ou a formação de grupos. Com o tema “Conservando no Jardim”, durante a monitoria no Parque são abordadas sobre as diversas espécies de vegetais, sua importância ecológica e econômica, além de conhecer os espaços educativos e apreciar a fauna local.  As visitas monitoradas e demais atividades do Parque podem ser adaptadas para todas as idades.  Qualquer escola ou grupo organizado de qualquer idade pode participar.

AGENDAMENTO DE VISITAS MONITORADAS DEVERÃO SER REALIZADAS MEDIANTE ENVIO DE EMAIL PARA: JARDIMEDUCADOR@GMAIL.COM

No email devem ser contempladas informações referentes à faixa etária do grupo, número total de participantes, equipe responsável pelo grupo, telefone de contato, bem como data e horário pretendidos para realização da visita.

Deve ser aguardado o recebimento de envio de confirmação de agenda para visita e no caso da indisponibilidade da data solicitada serão oferecidas outras opções de datas para o solicitante.

 Objetivos / metas da visita:

  • Realizar atividades monitoradas para escolas e grupos abordando o tema do Parque (Agenda Verde)
  • Mostrar o potencial educativo do Parque aos professores e alunos
  • Incentivar professores a trabalharem com seus alunos temas relacionados a meio ambiente, utilizando o Jardim em seu lado lúdico e educativo
  • Debater com alunos temas ambientais como: conservação de espécies in situ e ex situ, caracterização da vegetação de Sorocaba, importância das áreas verdes, mata ciliar, assoreamento, flora e fauna existentes no Parque, relações ecológicas e ciclos biogeoquímicos.

Público: grupos escolares e a comunidade em geral

Faixa etária: a partir dos 6 anos com roteiros adaptados

Número de alunos atendidos por visita: 01 turma por período de até 40 alunos. Cada grupo de 20 alunos será acompanhado de 01 monitor e um responsável da escola (professor, coordenador ou  adulto acompanhante).

Datas e períodos disponíveis para agendamento de visitas monitoradas:  Quartas e sextas-feiras das 9h às 11h30min e das 13h30min às 16h

Tempo de duração da visita: Até 2h de duração incluindo o horário do lanche e higienização que deverá ser combinado previamente com o monitor.

Orientações gerais: Recomendações para o grupo ter um melhor desempenho e aproveitamento da atividade.

  • Utilizar sapato fechado ou tênis
  • Utilizar roupa confortável e adequada para caminhada
  • Utilizar boné e protetor solar
  • Andar sempre com o monitor e o acompanhante da escola
  • Andar com as mãos livres para poder manusear os objetos biológicos durante a atividade e contribuir no apoio durante os locais visitados.
  • Não usar celulares e /ou aparelhos eletrônicos.
  • Não comer fora do período combinado

Durante o roteiro de visita o grupo terá oportunidade de conhecer o Jardim de forma orientada com os seguintes objetivos:

  • Observar do mirante a área em que o Jardim foi implantado e a área de vegetação da cidade;
  • Conhecer as funções do Jardim Botânico e qual a sua importância para conservação da biodiversidade vegetal.
  • Conhecer os principais espaços do Jardim (Palacete, roseiral, lagos das ninfeias, orquidário/bosque do arranha gato e trilha das pontes) por meio da experiência direta, observação e suas curiosidades.
  • Sensibilizar o público para conservação das áreas verdes urbanas e naturais.

 

Descrição do roteiro – Conheça o nosso jardim!

Atividade 1: Roseiral

Roseiral EA

Descrição: Os participantes irão conhecer o roseiral do Jardim, plantas cultivadas e sua importância para o homem e para a manutenção do ambiente. No local também é abordada a forma de reprodução das plantas e como ocorreu o processo de domesticação das plantas.

Duração: 20min

Atividade 2: Palacete de cristal

Palecete EA

Descrição: Nesse cartão postal de Sorocaba que abriga 4 jardins temáticos os participantes irão observar qual o papel de um Jardim Botânico, por que é importante conservar as diferentes espécies de plantas e como seria nossa vida sem elas. No local serão observadas plantas nos jardins desértico, do cerrado, tropical e japonês.

Duração: 15min

Atividade 3: Meliponário VivAbelha

Meliponário VivAbelha

Descrição: Meliponário é o cultivo de abelhas da tribo dos Meliponíneos que são popularmente conhecidos como abelhas sem ferrão, pois possuem o aparelho ferroador atrofiado. São abelhas nativas da América do Central e Sul e, por isso, são chamadas também abelhas indígenas. As abelhas e as flores evoluíram conjuntamente e ambas necessitam umas das outras para continuar coexistindo nesse planeta. No local os presentes poderão ter contato com a forma de vida dessas importantes mantenedoras de nossa flora.

Duração: 20min

Atividade 4: Trilha das pontes

Trilha das pontes

Descrição: Depois de conhecer um pouco sobre a importância das plantas, conhecer algumas plantas cultivadas, os participantes terão contato com a vegetação nativa da região de Sorocaba, espécies do cerrado e da mata atlântica e seus diferentes usos tradicionais.

Duração: 20min

Atividade 5: Trilha na mata (atividade para maiores de 12 anos)

Trilha na mata

Descrição: Em uma trilha no interior da mata os participantes irão observar a importância das árvores para manutenção do ambiente natural, retenção e ciclagem dos nutrientes, dinâmica dos rios, erosão e sedimentação bem como estrutura e habitat para a fauna local.

Duração: 20min

Atividade 6: Orquidário

Orquidário

Descrição: Orquidário é o nome dado para o local específico para o cultivo de orquídeas. Este orquidário foi construído através de um projeto social de reeducação e reinclusão. Aqui os participantes terão contato com mais uma forma de vida vegetal, as epífitas, que vivem em cima de outras plantas em busca de luz. A família das orquídeas é a mais diversa em espécies das plantas conhecidas e suas flores são apreciadas por suas características ornamentais, por isso muitas nativas correm risco de extinção devido a exploração humana.

Duração: 10min

 

Endereço: Rua Miguel Montoro Lozano, 340 – Jardim Dois Corações
Telefone: 3235.1130
E-mail: jardimbotanico@sorocaba.sp.gov.br
Funcionamento do Parque: terça a domingo das 9h às 17h – Entrada é gratuita.

___________

Sugestão de trabalho dos temas em sala de aula

Em sala de aula o educador pode trabalhar posterior ou anteriormente a visita as temáticas abordadas através de vídeos educativos e demonstrativos, dinâmicas de sensibilização, experimentos e práticas ecológicas trazendo o ambiente para dentro da sala de aula e ainda com a leitura de textos. A seguir algum conteúdo sobre os temas que envolvem os roteiros de visita como sugestão de trabalho.


Nome: Floresta, muito mais que árvores. Manual de Educação Ambiental para Florestas.
Conteúdo: Dinâmicas, experimentos e textos base para trabalhar o tema vegetação e ecossistemas.
Link para downloadhttp://www.aspea.org/FlorestaAutoctone2011.pdf

Nome: Uma semente, uma planta.
Conteúdo: Material com atividades para Educação Infantil com foco na temática vegetação
Link para downloadhttp://www.cdcc.usp.br/maomassa/doc/ensinar/livromm_III.pdf


Nome
: Escola Kids
Conteúdo: Site com material sobre ciências. Matérias sobre as plantas, reprodução e dispersão. Textos com linguagem jovem e de fácil entendimento.
Link para downloadhttp://www.escolakids.com/


Nome
: Revista Escola
Conteúdo: Plano de aula sobre a reprodução das plantas. Texto base e prática em sala.
Link para download: http://revistaescola.abril.com.br/ensino-medio/plano-de-aula-biologia-reproducao-plantas-741375.shtml


Nome: Semeando o Bioma Cerrado
Conteúdo: Oficinas para realizar em sala sobre o Bioma Cerrado
Link para downloadhttp://www.semeandobiomacerrado.org.br/referencias/publica_noticia/2-realizacao-de-oficinas-de-educacao-ambiental/5-relatorio-oficinas-educ-ambiental-educandario_humberto_de_campos_ok.pdf

Nome: Cartilha sobre o Bioma Cerrado
Conteúdo: Textos base sobre o Cerrado
Link para downloadhttp://www.meioambiente.pr.gov.br/arquivos/File/cobf/V6_Cerrado.pdf


Nome
: Correlação entre aspectos da organização social das abelhas sem ferrão e da espécie humana utilizada em educação ambiental.
Conteúdo: Artigo com Texto base e práticas para Planos de aula
Link para downloadhttp://www.mudi.uem.br/arqmudi/volume_12/numero_01/2-Gasparini.pdf


Nome
: Matemática das abelhas
Conteúdo: Vídeo educativo de como as abelhas desenvolveram suas colmeias de forma inteligente utilizando da geometria
Link para downloadhttp://www.youtube.com/watch?v=3AQupZi0db4


Nome: A vida secreta das plantas
Conteúdo:Vídeo educativo com imagens sobre a vida das plantas, sua reprodução, nutrição e associação com demais seres vivos
Link para downloadhttp://www.youtube.com/watch?v=ZJ8CEqwq_yk


Nome
: A vida das abelhas
Conteúdo: Vídeo educativo para Educação Infantil com história sobre o dia-a-dia das abelhas e sua importância para a natureza
Link para downloadhttp://www.youtube.com/watch?v=i7W5NfET0rQ


Nome
: EA em Jardins Botânicos
Conteúdo: Material educativo com diretrizes para Educação ligadas a Jardins Botânicos
Link para download: http://www.agencia.cnptia.embrapa.br/recursos/EDUAMB_JBID-jQUbXHlMas.pdf


Nome
: Atividades práticas em jardins para jardins de infância
Conteúdo: Atividades práticas para sensibilização e trabalho de crianças com as plantas
Link para download: http://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/7688/1/ulfpie042965_tm.pdf