Conservação e Pesquisa


Segundo a Resolução Conama nº 339, de 25 de setembro de 2013, entende-se como jardim botânico a área protegida, constituída no seu todo ou em parte, por coleções de plantas vivas cientificamente reconhecidas, organizadas, documentadas e identificadas, com a finalidade de estudo, pesquisa e documentação do patrimônio florístico do País, acessível ao público, no todo ou em parte, servindo à educação, à cultura, ao lazer e à conservação do meio ambiente.

O Jardim Botânico de Sorocaba está construindo seu acervo de coleções botânicas. Atualmente, nosso jardim possui algumas coleções temáticas com espécies da flora nativa e plantas exóticas.

Jardins temáticos do Palacete-de-cristal – O Palacete-de-cristal é um espaço que abriga coleções de plantas e também é utilizado como local de exposições e eventos. Com cerca de 500 m², os jardins internos tem plantas que compõem os seguintes temas: Cerrado, Floresta Tropical, Ambientes Áridos e Jardim Oriental.

Figura 3  Figura 4_Zaqueu Proença _2014-03-13

 

Orquidário – O Orquidário foi construído com tijolos de demolição, ferragens reaproveitadas e bambu. Ele foi projeto para proporcionar um ambiente mais adequado ao cultivo de orquídeas. Atualmente, o orquidário conta com aproximadamente cem exemplares de orquídeas de oito gêneros, compreendendo deste espécies híbridas à espécies nativas.

Figura 5_Zaqueu Proença_2014-03-13  Figura 6_Zaqueu Proença_ 2014-03-13

 

Círculo Orquidófilo Sorocabano – Atualmente, o Círculo Orquidófilo Sorocabano realiza suas reuniões mensais no Jardim Botânico. Essas reuniões são abertas ao público que, ao participar, poderá aprender técnicas de cultivo e apreciar as orquídeas. As reuniões ocorrem todo terceiro domingo o mês, no auditório do Jardim Botânico, das 10h às 12h.

Figura 7

 

Roseiral – Projetado com o formato do Sol, o roseiral abriga em seus raios mais de 30 variedades de rosas. Atenção para o calendário de manutenção deste jardim! No inverno, as roseiras são podadas para que novos brotos e botões surjam vigorosos na primavera.

Figura 8_Zaqueu Proença_2014-03-13 Figura 9_Alexandre Lombardi-2014_03_05

Jardim Sensorial de Plantas Medicinais – O jardim sensorial de plantas medicinais é composto por espécies nativas e exóticas de  uso já reconhecido ou em estudo. Além de apresentar uma grande variedade de espécies, o espaço foi projetado com o objetivo de aguçar os sentidos a partir dos estímulos oferecidos pelas texturas, formas e aromas presentes em cada elemento que compõe o jardim. Sua forma foi inspirada no símbolo de infinito, fazendo menção a saúde e a longevidade.

Figura 10_Zaqueu-Proença-2015-12-11

Além das coleções botânicas, o Jardim Botânico vem promovendo encontros científicos com a finalidade de promover discussões e fomentar ações em prol da conservação da biodiversidade.

Workshop “Construção do Plano de Coleções e seleção de espécies prioritárias para a conservação”