Viveiros Municipais


Viveiros Municipais

Viveiro chico 3 . viveiro chico mendes


A Prefeitura de Sorocaba, através do projeto: “Recomeçar – Plantando a liberdade”, promove a conservação de espécies florestais nativas, da Mata Atlântica e do Cerrado da região de Sorocaba, através da produção de mudas e sementes, que são utilizadas na recuperação de áreas degradadas e doações. São também produzidas espécies frutíferas e exóticas de interesse da população. O projeto, que é coordenado pela prefeitura de Sorocaba, através da Seção de Botânica e Produção Vegetal, funciona com a integração das instituições Prefeitura e Fundação “Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel” – FUNAP, visando à integração dos reeducandos (pessoas no regime prisional semi-aberto) na coleta de sementes de qualidade, e produção de mudas. A inclusão social capacita e qualifica os envolvidos valorizando seus conhecimentos e ocorre em todas as etapas do processo de produção de mudas.

Atualmente o trabalho acontece nos viveiros do Parque “Chico Mendes” e no presídio do “Aparecidinha” juntos tem capacidade de produção média de 5 mil mudas/mês de cerca de 140 espécies, sendo a maioria nativas. A produção ocorre em duas etapas básicas: a germinação e o desenvolvimento da planta. A germinação, que envolve a coleta de semente, beneficiamento da semente, quebra de dormência, germinação e aclimatação que ocorre principalmente no Parque “Chico Mendes” e o desenvolvimento, após as plântulas atingirem um tamanho adequado e serem aclimatadas fora da estufa são transferidas para a penitenciária, onde são colocadas em sacos, com terra e substrato orgânico, em canteiros a pleno sol, onde ocorre o seu crescimento até atingirem o porte ideal para plantio e doação. Durante o desenvolvimento as mudas são irrigadas, adubadas, podadas e movidas, para que tenham um desenvolvimento adequado.

A maior parte das mudas é destinada à recuperação de áreas degradadas, através de ações promovidas pela prefeitura e uma parcela é encaminhada a doação, que pode ocorrer em eventos promovidos pela Sema, por ofício para pessoas físicas ou empresas, que desejam recuperar áreas, com exceção para casos de compensação ambiental, e para o munícipe em um viveiros destinados a doação.

Os viveiros de doação estão sitiados no Parque “Chico Mendes” e no Centro de Educação Ambiental do Rio Sorocaba onde são doadas até 10 mudas por munícipe e durante a doação o munícipe assina um termo de responsabilidade, onde afirma que as mudas se destinam exclusivamente ao plantio (em paisagismos, formação de pomares ou recuperação de áreas) e não serão utilizadas para comércio ou compensação ambiental de nenhum tipo, e comprometendo-se a cuidar das mudas, proporcionando as condições necessárias para o seu desenvolvimento.

Viveiro danilo pinheiro

 

viveiro chico mendes 2

Locais de doação de mudas

  • Parque Natural dos Esportes “Chico Mendes”, Avenida 03 de março, nº 1025 no Alto da Boa Vista, Telefone: (15) 32281256. Horário para doação de mudas: terça-feira a sexta-feira das 09h às 11h e das 13h às 15h
  • Centro de Educação Ambiental do Rio Sorocaba – CEA, Av. Dom Aguirre, 216 (em frente ao Poupatempo). Horário para doação de mudas: de segunda-feira à sexta-feira, das 9h às 16h – Sábado, das 09h às 12h