Viveiro / Doação de Mudas


Viveiros 


A cidade de Sorocaba e sua região metropolitana possui uma demanda crescente de recuperação ambiental de áreas degradadas e de arborização urbana. A Prefeitura de Sorocaba no cumprimento dessa necessidade vem investindo na produção de mudas nativas através de implantação de viveiros e fomento de plantios de restauração florestal.
Desde 2009, Sorocaba vem realizando a produção de mudas para atender as demandas e metas do Plano de Arborização. 

   A iniciativa se dá por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema) da Prefeitura de Sorocaba. O trabalho é realizado pela Seção de Botânica e Produção Vegetal aliado ao trabalho de plantio em áreas verdes da Seção de Arborização, Manejo e Recuperação Ambiental, coordenadas pela Divisão de Parques e Unidades de Conservação.

   O projeto busca promover a conservação de espécies florestais nativas, da Mata Atlântica e do Cerrado, através da produção de mudas, que são utilizadas na recuperação de áreas degradadas e realizadas doações a pessoas e órgãos interessados.

   A produção ocorre em duas etapas básicas: a germinação e o desenvolvimento da planta. A germinação, que envolve a coleta de semente, beneficiamento da semente, quebra de dormência, germinação e aclimatação. Após as plântulas atingirem um tamanho adequado e serem aclimatadas fora da estufa são transferidas onde são colocadas em sacos, com terra e substrato orgânico, em canteiros a pleno sol, onde ocorre o seu crescimento até atingirem o porte ideal para plantio ou doação. Durante o desenvolvimento as mudas são irrigadas, adubadas, podadas e movidas, para que tenham um desenvolvimento adequado.

  

A maior parte das mudas é destinada à recuperação de áreas degradadas, através de ações promovidas pela prefeitura e uma parcela é encaminhada a doação, que pode ocorrer em eventos promovidos pela Sema, por ofício para pessoas físicas ou empresas, que desejam recuperar áreas, com exceção para casos de compensação ambiental.

 

LOCAIS DE DOAÇÃO DE MUDAS:

 Os viveiros de doação estão sitiados no Parque “Chico Mendes” e no Centro de Educação Ambiental do Rio Sorocaba onde o munícipe assina um termo de responsabilidade, onde afirma que as mudas se destinam exclusivamente ao plantio (em paisagismos, formação de pomares ou recuperação de áreas) e não serão utilizadas para comércio ou compensação ambiental de nenhum tipo, e comprometendo-se a cuidar das mudas, proporcionando as condições necessárias para o seu desenvolvimento.

  • Parque Natural dos Esportes “Chico Mendes”, Avenida 03 de março, nº 1025 no Alto da Boa Vista, Telefone: (15) 32281256. Horário para doação de mudas: terça-feira a sexta-feira das 09h às 11h e das 13h às 15h
  • Centro de Educação Ambiental do Rio Sorocaba – CEA, Av. Dom Aguirre, 216 (em frente ao Poupatempo). Horário para doação de mudas: de segunda-feira à sexta-feira, das 9h às 16h – Sábado, das 09h às 12h