Parque da Biodiversidade


Parque Natural Municipal Corredores de Biodiversidade

O “Parque Natural Municipal Corredores de Biodiversidade” (PNMCBio), ou Parque da Biodiversidade, é uma unidade de conservação de proteção integral, pertencente à categoria Parque Municipal, conforme Lei Federal nº 9.985/2000, que institui o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da natureza (SNUC),

Criado pelo Decreto Municipal n° 16.408, de 23 de dezembro de 2008, o Parque da Biodiversidade está localizado em área anexa ao Parque Tecnológico de Sorocaba, na zona Norte da cidade. Com mais de 600 mil m², a unidade tem como principal função proteger integralmente a fauna e a flora típicas da região e ampliar a proteção das áreas de proteção permanente (APPs) dos afluentes do Rio Sorocaba, sendo permitido o desenvolvimento de pesquisa científica, atividades de educação e interpretação ambiental, de recreação em contato com a natureza e de turismo ecológico.

Administrado pela Área de Gestão Ambiental e Zoobotânica da Secretaria do Meio Ambiente, o Parque da Biodiversidade é aberto à visitação pública e conta com equipe de educação ambiental para visitas monitoradas*.

Em 2012, foi elaborado o Plano de Manejo do PNMCBio**, documento oficial de planejamento, que fornece o suporte necessário na gestão de seus recursos por meio de diretrizes de ordenamento para a conservação da diversidade biológica a longo prazo e centrando-a como eixo fundamental do processo conservacionista.

Em 2012, também foi criado o Conselho do Parque Natural Municipal Corredores de Biodiversidade – CPNMCBio, com caráter consultivo e de assessoramento da Prefeitura Municipal de Sorocaba. Sua função é ser um fórum democrático de valorização, controle social, discussão, negociação e gestão da unidade de conservação, incluída a sua zona de amortecimento ou área circundante, para tratar de questões sociais, econômicas, culturais e ambientais que tenham relação com a unidade de conservação.

Essas iniciativas contribuirão para efetivar a proteção desse importante remanescente de vegetação nativa e as suas conectividades com as APPs do Rio Sorocaba e tributários, contribuindo para a preservação ambiental na região de maior pressão urbana e industrial do município.

AGENDAMENTO DE VISITA