Meio Ambiente

Parque da Biodiversidade

O Parque Natural Municipal de Corredores da Biodiversidade (PNMCBio) “Marco Flávio da Costa Chaves” é a primeira unidade de conservação de Sorocaba. Com 715 mil metros quadrados, a unidade tem como principal função proteger integralmente a fauna e a flora típicas da região e ampliar a proteção das áreas de proteção permanente (APPs) dos afluentes do Rio Sorocaba, sendo permitido o desenvolvimento de pesquisa científica, atividades de educação e interpretação ambiental, de recreação em contato com a natureza e de turismo ecológico.

Desde março de 2020, com início da pandemia da Covid-19, todas as atividades de Educação Ambiental que ocorriam nos parques, como visitas monitoradas, clubes ecológicos, oficinas e cursos de férias, foram suspensas.

Quem for ao parque pode fazer a trilha autoguiada na qual, por meio de placas educativas instaladas no Parque da Biodiversidade e de um guia impresso, recebem informações sobre o local e poderão conhecer um pouco mais sobre as espécies de plantas e animais existentes no espaço.

A cuíca-de-três-listras é símbolo do PNMCBio. No parque e em seu entorno já foram registradas espécies como o veado-catingueiro, mão-pelada, gato-maracajá e até uma onça-parda, além de centenas de espécies de aves, inúmeros peixes e répteis.

Para fazer a trilha é necessário que os visitantes utilizem calça e sapatos fechados. Além disso, perneiras são obrigatórias e fornecidas pelo próprio parque. A orientação também é de que se use chapéu ou boné, protetor solar e repelente. Durante o trecho percorrido é permitido que as pessoas levem apenas água e frutas.

CLIQUE AQUI E ASSISTA O VÍDEO PARA SABER MAIS SOBRE A UNIDADE DE CONSERVAÇÃO

SERVIÇO
Parque da Biodiversidade
Endereço: Av. Itavuvu, 11.500 – próximo ao Parque Tecnológico de Sorocaba
Horário: terça a domingo, das 9h às 17h
Telefone: (15) 3293.1103

*** A visita ao público está suspensa momentaneamente para manutenção da unidade.