Meio Ambiente

Parque da Água Vermelha

Desde 1990, visitantes de qualquer idade podem passar um agradável dia no Parque da Água Vermelha. O maior atrativo são os lagos que embelezam o parque, além da área verde e muitos animais que vivem e se alimentam no local, como cágados, pica-pau e garças.

Em 2011, a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, iniciou uma série de intervenções para melhorar as condições de acessibilidade no Parque da Água Vermelha, implantando o programa “Parque Para Todos”, que visa adequação à Norma Brasileira ABNT NBR 9050, que regulamenta os padrões de acessibilidade voltados às pessoas com deficiência física e visual.

Biblioteca, playground, jardim sensorial, sanitários, bebedouros, quiosques, mesas para piquenique, lago, ponte, anfiteatro, pista de caminhada ao redor dos lagos. Em razão da Covid-19, alguns espaços dos parques estão fechados por questão de segurança, como o playground do Parque da Água Vermelha que está isolado e não pode ser utilizado pelos visitantes, assim como os bebedouros.

Desde março de 2020, com início da pandemia da Covid-19, todas as atividades de Educação Ambiental que ocorriam nos parques, como visitas monitoradas, clubes ecológicos, oficinas e cursos de férias, foram suspensas.

Uma estratégia pensada para oferecer uma experiência diferente ao público com a reabertura dos parques (que permaneceram fechados de março a outubro de 2020) foi a instalação de placas informativas para a realização de visita autoguiada, com o sistema de QR Code.

Por meio de um aplicativo próprio para leitura do código ou da câmera do celular (dependendo do aparelho) o QR Code direciona o cidadão a vídeos que estão no Youtube da Prefeitura de Sorocaba.

Confira abaixo os três vídeos gravados com a nossa educadora Viviane Rachid:

SERVIÇO
Parque da Água Vermelha “João Câncio Pereira”
Endereço: Rua România, 150 – Jardim Europa
Horário: de terça a domingo, das 8h às 17h.
Telefone: (15) 3221-6643
Entrada gratuita
*Limite de 650 visitantes por dia.