Benefícios da relação entre o homem e o animal

Praticar ato de abuso ou maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos é crime.

Pena:
detenção de 3 meses a 1 ano e multa.”

Inúmeros são os benefícios que uma convivência harmônica com animais pode nos proporcionar. Eles participam até de atividades terapêuticas para auxiliar pacientes com algum tipo de enfermidade ou condição de saúde especial! A Terapia Assistida por animais é empregada em:

• Reabilitação de crianças especiais e com dificuldades de aprendizagem;
  • Reabilitação de soldados combatentes de guerras que sofrem de estresse pós-traumático;
  •  Portadores de Mal de Alzheimer;
  • Idosos em clínicas especializadas;
  • Pacientes internados em Hospitais.

Além disso, estudos indicam que a presença de um ou mais animais em nossa vida promove a melhoria do sistema imunológico, maior estabilidade emocional e diminuição do nível de estresse.

Os animais são para nós, humanos, uma imensa fonte de aprendizado: desenvolvem nossa paciência e tolerância, amor incondicional, compaixão, capacidade de expressar sentimentos e emoções. Abrem os nossos corações para que deixemos de ser tão embrutecidos pelas adversidades cotidianas e nossas atitudes negativas.