Zoológico Municipal Quinzinho de Barros

O Zoológico de Sorocaba, inaugurado em 1968, possui 136.000 m² entre alamedas, uma parcela de mata atlântica e um lago, onde são distribuídos 260 recintos com cerca de 1570 animais de 362 espécies diferentes. Destas espécies, 24 são ameaçadas de extinção, como: lobo-guará, onça-pintada, tamanduá-bandeira entre outros.

As funções do Zoo de Sorocaba

Podemos dizer que o Zoo de Sorocaba cumpre com cinco funções para a sociedade atual:

• CONSERVAÇÃO de espécies da fauna silvestre ameaçadas de extinção, com ênfase em espécies da fauna brasileira e daquelas que ocorrem em Sorocaba e região;
  • PESQUISA com o intuito de auxiliar na conservação ex-situ e in-situ de espécies da fauna silvestre;
  • EDUCAÇÃO AMBIENTAL, visando sensibilizar os visitantes para a conservação do Meio Ambiente, com ênfase nos animais silvestres e seus habitats
  • BEM-ESTAR ANIMAL , com o intuito de proporcionar aos animais do plantel uma excelente qualidade de vida;
  • LAZER, visando aproximar os visitantes da natureza e proporcionar um ambiente calmo, agradável e educativo.

O que faz o Setor de Educação Ambiental do PZMQB?

A equipe do Setor de Educação Ambiental (EA) do Zoo de Sorocaba desenvolve uma série de ações com os visitantes do zoológico com o intuito de informar e sensibilizar as pessoas sobre assuntos relacionados ao Meio Ambiente, com ênfase na conservação de espécies da fauna. Dentre as atividades realizadas estão: Visitas Monitoradas, Visitas Noturnas, Curso de Férias (Animazooo), Clube Conservadores da Natureza (CCN), Zooeduca (empréstimo de materiais didáticos para instituições de ensino localizadas no município de Sorocaba)(, Zoo vai à comunidade, comemoração de datas temáticas (ex.: Dia do Lobo-guará, Dia Mundial da Anta), exposições, entre outras.

Não fique por fora! Conheça algumas de nossas atividades mais detalhadamente abaixo e acompanhe a programação completa do Zoo e outros Parques de Sorocaba zoo através deste site!

Endereço: Rua Teodoro Kaisel, 883 – Vila Hortência

Telefones: (15) 3227-5511 / 3227-5454 / 3227-4525