projeto “Uma Criança, Uma Árvore”, instituído pela Lei Municipal nº 8412/2008 e implantado pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade, prevê que os pais de crianças nascidas em maternidades de Sorocaba, residentes no município, têm o direito de receber uma muda de árvore gratuitamente.

Os principais objetivos do projeto são a proteção do meio ambiente e a sensibilização das crianças desde o nascimento, visando despertar a afinidade e o cuidado em relação às árvores.

Para isso, a Secretaria do Meio Ambiente divulga o projeto nas maternidades da cidade e cartões são fornecidos aos pais no momento do registro da criança, no próprio hospital. Esse cartão contém informações do projeto, além do telefone, e-mail e site da Secretaria do Meio Ambiente.

Entrega do material do projeto na UBS Escola

Entrega do material do projeto na Santa Casa de Misericórdia

O local do plantio pode ser escolhido pelos pais, desde que seja apropriado e atenda às regras do Plano Municipal de Arborização, como, por exemplo, não prejudicar a fiação elétrica, a rede de água ou esgoto, ou, ainda, destruir as calçadas.

Para retirar sua muda, os pais podem se dirigir até o Parque Natural “Chico Mendes”, onde receberão as orientações em relação à muda e ao plantio. As espécies das árvores serão oferecidas de acordo com a disponibilidade do viveiro de mudas localizado no próprio parque, que fica na Avenida Três de Março, 1.025, no Alto da Boa Vista.

O atendimento ocorre de segunda-feira a sexta-feira, das 08h às 12h. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail sema@sorocaba.sp.gov.br.