Parque Natural Chico Mendes


Parque Natural ''Chico Mendes''aerea portaria

Área do parque: 155.649 m2
Atrativos: parque infantil, quiosques com churrasqueiras, mesas de piquenique, pista de caminhada, vegetação e lagos.

 

Parque Natural LAGO Parque Natural PLAY
..
Parque NaturalAEREA Parque Natural PRAÇA

 

PROGRAMAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Projeto de férias – Naturando

PROJETO DE FÉRIAS - NATURANDO

A Secretaria do Meio Ambiente da Prefeitura de Sorocaba realiza no Parque Natural dos Esportes “Chico Mendes” durante os meses de janeiro e julho o Projeto de Férias “Naturando”, para crianças e adolescentes.

O Projeto tem como objetivos:

  • Atender ao público infantil e jovem, trabalhando conteúdo referente à biodiversidade da flora e sustentabilidade ambiental.
  • Desenvolver o senso crítico nos participantes, sensibilizando-os para questões relativas.
  • Formar agentes multiplicadores de Educação Ambiental que atuam como aliados à sustentabilidade ambiental.
  • Valorizar a importância das ações coletivas e individuais para a conservação do meio ambiente e qualidade de vida.
  • Realizar a sensibilização dos participantes por meio de atividades práticas e lúdicas.

 

Visitas monitoradas

visita alunos e pais2 - Cópia

As visitas monitoradas ao Parque “Chico Mendes” possuem agendamento prévio e são acompanhadas pela equipe de educação ambiental de forma a complementar as atividades escolares ou a formação de grupos. Com o tema “Biodiversidade da Flora”, durante a monitoria no Parque são abordadas diversas espécies de vegetais sua importância ecológica e econômica, além de conhecer os espaços educativos como o Viveiro de Mudas e o Meliponário e apreciar a fauna local. A atividade pode ser enquadrada dentro de quatro diferentes roteiros: Conservação ambiental, Crimes ambientais e o bioma Cerrado, A vida em comunidades e sociedades. Qualquer escola ou grupo organizado de qualquer idade pode participar.

Agendamento de visitas monitoradas

 

visita escola 2 - Cópia

OBJETIVOS / METAS

  • Realizar atividades monitoradas abordando o tema do Parque (Agenda Verde)
  • Atender a demanda de escolas e grupos que procuram o Parque
  • Mostrar o potencial educativo do Parque aos professores e alunos
  • Incentivar professores a trabalhar com seus alunos temas relacionados a meio ambiente, utilizando o Parque em seu lado lúdico e educativo
  • Debater com alunos temas ambientais como: conservação dos recursos hídricos, importância das áreas verdes, mata ciliar, assoreamento, poluição, flora e fauna existentes no Parque, entre outros

 

Viveiro de mudas

Área do Viveiro: 3.800m²
Capacidade de armazenamento de mudas saquinhos: 27.000 mudas
Capacidade de armazenamento de mudas em tubetes: 21.000 Mudas

O viveiro, localizado dentro do Parque Natural Chico Mendes, destina-se ao processo de produção de mudas de espécies nativas, exóticas e frutíferas, desde a semente formada até um muda, com condições de plantio. Lá é realizado todo o processo de beneficiamento e germinação de sementes, além do desenvolvimento da muda após uma transferência das plântulas para os saquinhos. Além disso, as mudas produzidas nos viveiros localizados nos presídios são transportadas para o viveiro do Chico Mendes para desenvolvimento e rustificação a pleno sol.

No Parque são recebidas mudas referentes às compensações ambientais (infração ambiental ou o corte de árvores autorizado).

As mudas são utilizadas Pela Secretaria do Meio Ambiente para recuperação de áreas degradadas e de APP (Áreas de Preservação Permanente), e também são doadas para a população em ações educativas. No Parque o munícipe pode retirar até 10 mudas por mês e é orientado sobre o método de plantio e sobre as espécies mais adequadas para cada finalidade.

viveiro

Endereço do Parque: Avenida 03 de março, nº 1025 – Alto da Boa Vista.

Telefone: (15) 3228-1256
Funcionamento do parque: Terça a domingo das 8h às 17h.  Entrada Gratuita