Meio Ambiente

Parque Natural – Água Vermelha

Desde 1990, visitantes de qualquer idade podem passar um agradável dia no Parque da Água Vermelha. O maior atrativo são os 3 lagos que embelezam o parque, além da área verde e muitos animais que vivem e se alimentam no local como cágados, pica-pau e garças.

Em 2011, a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, iniciou uma série de intervenções para melhorar as condições de acessibilidade no Parque da Água Vermelha, implantando o programa “Parque Para Todos”, que visa adequação à Norma Brasileira ABNT NBR 9050, que regulamenta os padrões de acessibilidade voltados às pessoas com deficiência física e visual.

PROGRAMAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Visitas monitoradas

Com agendamento prévio, os visitantes são acompanhados por monitores que apresentam o Parque e contam um pouco de sua história. É realizado um roteiro com o tema água, explorando os recursos do Parque e conteúdos relacionados à conservação dos recursos hídricos.

O atendimento às escolas aproveita melhor o potencial do Parque da Água Vermelha, divulgando-o na cidade e atendendo à demanda apresentada pelas escolas.

Tendo a acessibilidade como um de seus diferenciais, o Parque possui placas educativas em braile, piso tátil, mapa tátil, um jardim sensorial, playground com brinquedos acessíveis à cadeirantes e demais espaços adaptados, além de agentes ambientais capacitados de forma a promover atividades educativas inclusivas no Parque.

Público: grupos escolares e comunidade em geral  (necessário agendamento prévio).

Datas: Terças e Quintas-feiras.

Horários: Manhã (09h – 11h) e tarde (14h – 16h).

Nº máximo de participantes: Limite máximo de 1 turma/40 alunos por período.

Agendamento de visitas monitoradas podem ser realizadas com a equipe de Educação Ambiental do Parque através do telefone (15) 3221-6643

ou pelo email parquedaaguavermelha@sorocaba.sp.gov.br

PROGRAMA DE FÉRIAS – “AQUAGITO”​

Para atender a comunidade o Parque da Água Vermelha realiza diversas atividades, entre elas o projeto de férias “Aquagito”. Nos meses de janeiro e julho para crianças de 07 a 11 anos.

Durante uma semana das férias escolares os participantes se divertem em contato com a natureza, participando de uma gincana com atividades lúdicas educativas sócio ambientais e jogos cooperativos. Sempre com temas relacionados a preservação do meio ambiente e melhor qualidade de vida.

Com objetivo de envolver os participantes, formar agentes multiplicadores, desenvolver responsabilidade social, incentivar o trabalho em equipe e a interação entre os participantes. Além de estimular o contato com a natureza em áreas verdes municipais.

O Programa de Férias realizado no Parque da Água Vermelha, tem por tradição o envolvimento da comunidade e a extensa procura dos participantes para as 40 vagas disponibilizadas por edição, que são preenchidas por ordem de chegada.

Estrutura e atrativos do Parque

Endereco do Parque: Rua România, 150 – Jardim Europa

 Telefone: (15) 3221-6643

 Horário de Funcionamento: Terça a Domingo  das 8h às 17h. Entrada Gratuita.