Parque da Biquinha


biquinha entrada

Com ótima localização, próximo ao centro da cidade, o Parque foi criado em 1976 e encontra-se numa área verde que ocupa cerca de um alqueire. Essa área de topografia acidentada, é privilegiada por fazer parte de uma bacia hidrográfica com nascentes e lago que embelezam a paisagem.

Foto Biquinha . Foto Biquinha-2

 A vegetação original foi enriquecida com mudas de plantas exóticas de várias regiões brasileiras, atraindo e fornecendo alimento para diversas espécies de aves, a maioria delas adaptadas a áreas urbanas.

PROGRAMAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Clube Ecológico “Roda Viva” do Parque da Biquinha

Clube Ecológico “Roda Viva” do Parque da Biquinha

O Roda Viva  atende um público acima de 60 anos, denominados a melhor a idade, iniciou no mês de Outubro  de 2011 como Projeto Piloto, com a perspectiva de tornar-se parte do Programa de Educação Ambiental do Parque da Biquinha para o ano de 2012 e devido a procura e resultados satisfatórios isso foi efetivado, passando a fazer parte do Calendário.

Com objetivo de proporcionar um encontro  entre amigos do parque, envolvendo-os em atividades lúdicas educativas, adequadas para o público alvo, como: observação de Aves, canteiro de ervas medicinais, fotografia, artesanato, jogos cooperativos, alimentação saudável, música entre outras. Sempre voltado para a preservação do meio ambiente e qualidade de vida. Além de  discutir questões ambientais e desenvolver práticas de educação ambiental para a formação cidadãos críticos, proporcionar contato com a natureza, formar agentes multiplicadores e divulgar informações sobre meio ambiente, com um grande foco no município  e região, e assim promover ações de conservação na cidade de Sorocaba.

As reuniões acontecem semanalmente, ás terças-feiras das 09h as 11:30h

 

 Clube  de Observadores de aves de Sorocaba (COAVES)
Clube de Observadores de aves de Sorocaba (COAVES)

O COAVES existe desde 2012 e foi criado para atender o público adulto interessado em observar e fotografar as aves da região, conhecer suas características e importância para o equilíbrio ambiental. Com intuito de envolver a população nas atividades educativas  do parque. O COAVES é um grupo aberto  e os encontros acontecem todo terceiro sábado do mês, ás 9 horas no Parque da Biquinha, para observação de aves e atividades  sócio ambientais que  contribuem para a melhoria da qualidade do ambiente e consequentemente de vida.

Discuti questões ambientais e desenvolve práticas de educação ambiental para a formação cidadãos críticos, proporciona contato com a natureza, forma agentes multiplicadores e estimula a rede a de amigos do parque. Assim fomenta a observação de aves nas áreas verdes urbanas, como forma de lazer saudável em contato com a natureza.

 

 Visitas Monitoradas

Visitas Monitoradas

       A Visita Monitorada é oferecida a partir de temas trabalhados de forma lúdicas e interativas, com trilhas e manuseio de materiais. Focando a AGENDA CINZA: Poluição Urbana.

  • Teatro interativo com fantoches 1 “O Sítio”  – adaptação Monteiro Lobato/Enfoque: hábitos de higiene e colete seletiva, para Educação Infantil.
  • Teatro interativo com fantoches 2 – “O menino que quase morreu afogado no lixo” – adaptação Ruth Rocha/Enfoque: hábitos de higiene e destino adequado de resíduos, para Educação Infantil.
  • Teatro interativo com o tema “Água nossa de cada dia” para Ensino Fundamental./ Enfoque: Recursos hídricos, ciclo da água, consumo consciente de água,para Ensino Fundamental.
  • Atividades Lúdicas educativas  com  os temas: Aves Urbanas e Cultura Indígena para Educação Infantil e Ensino Fundamental.
  • Trilhas monitoradas com enfoque na vegetação e fauna local, para Ensino Fundamental.

O objetivo é oferecer  aos alunos das escolas de Sorocaba e região a oportunidade de contato com a Natureza, para compreender a importância do Meio Ambiente preservado para a qualidade de vida,  através de atividades sócio ambientais, utilizando o lúdico e a arte como  ferramentas de sensibilização, sendo eles  o teatro, oficinas  e kits-ecológicos relacionados a Agenda Cinza.

Sempre com agendamento prévio para as quintas e sextas-feiras nos períodos manhã e tarde. Para turmas de máximo 40 alunos por período.

Agendamento de visitas monitoradas podem ser realizadas com a equipe de Educação Ambiental do Parque através do telefone (15) 3224-1997

 

 

“Férias na Bica”

“Férias na Bica”

Para atender a comunidade o Parque da Biquinha realiza diversas atividades, entre elas o projeto de férias “Férias na Bica”. Nos meses de janeiro para crianças de 07 a 11 anos e julho para adolescentes de 12 a 17 anos.

Durante uma semana das férias escolares os participantes se divertem em contato com a natureza, participando de uma gincana com atividades lúdicas educativas sócio ambientais e jogos cooperativos. Sempre com temas relacionados a preservação do meio ambiente e melhor qualidade de vida.

Com objetivo de envolver os participantes, formar agentes multiplicadores. desenvolver responsabilidade social, incentivar o trabalho em equipe e a interação entre os participantes. Além de estimular o contato com a natureza em áreas verdes municipais.

Os cursos de férias realizados no Parque da Biquinha, tem por tradição o envolvimento da comunidade e a extensa procura dos participantes para as 80 vagas disponibilizadas por edição, através de sorteio presencial.

 

Endereço do Parque: Av. Comendador Pereira Inácio, 1112- Jd. Emília
Telefone:(15) 3224-1997
Funcionamento: Terça a Domingo das 8h às 17h. Entrada gratuita.