Meio Ambiente

“O lixo que você joga, um dia volta”

Ideia é chamar a atenção da população sobre o problema
do descarte inadequado do lixo

Entre os meses de junho e dezembro de 2015, quem passou pelas avenidas e parques de Sorocaba pôde ver a exposição itinerante “O lixo que você joga, um dia volta“, com contêineres transparentes lotados de lixo.

O objetivo da Prefeitura de Sorocaba foi chamar a atenção das pessoas, impactando e sensibilizando-as sobre a importância de evitar o descarte inadequado de resíduos nas ruas, parques e praças da cidade.

Segundo a coordenadora do projeto, Carolina Barisson, o lixo jogado de forma irresponsável nas ruas e parques da cidade, além de sujar esses espaços, impacta seriamente a fauna e a flora local e volta de forma negativa para a população ao danificar o aspecto visual da cidade, exalar mau cheiro, atrair animais peçonhentos, entupir bueiros e propiciar alagamentos.

A exposição foi criada a partir do lixo retirado de parques, de vias públicas e do próprio rio Sorocaba, e consistiu na disposição de uma parte representativa dos resíduos descartados incorretamente na cidade.

Em cada recipiente, que comportava dois metros cúbicos de lixo, havia diversos tipos de resíduos, principalmente o lixo flutuante como garrafas pet, assento de privada, cabeça de boneca, sapato, entre outros.

Após o encerramento da exposição, todo o resíduo utilizado foi destinado corretamente para a coleta seletiva e o aterro de inertes.