Importância da Arborização Urbana


Arborização Plantio Escolar ft Emerson Ferraz 162 . Mega Plantio Sorocaba I

O plantio de árvores, além de ser um ato de cidadania, melhora nossa qualidade de vida, pois contribui para:

  • o aumento da área de sombreamento e a estabilidade do microclima do município
  • a melhoria da qualidade do ar, por meio da adsorção de partículas de poeira e gases pelas folhas das árvores, retirando grande parte da poluição do ar
  • a captura de CO2 da atmosfera (importante gás do efeito estufa)
  • a redução da poluição sonora por meio do amortecimento das ondas sonoras pelas barreiras verdes e copas das árvores
  • a melhoria no aspecto visual da cidade, principalmente em diferentes épocas de floração multicores, criando diferentes sensações durante as estações do ano
  • melhoria da saúde física e mental da população

A Prefeitura de Sorocaba deseja que população participe ativamente do processo de arborização urbana do município.

Árvore

Todas as pessoas que tenham interesse em participar da campanha de arborização podem receber informações técnicas complementares junto à Secretaria do Meio Ambiente de Sorocaba.


Doação de Mudas


A doação de mudas é um dos principais objetivos do Plano de Arborização de Sorocaba, considerando a missão de promover o desenvolvimento sustentável, a conservação, preservação e a educação ambiental da população sorocabana.

mudas oficina 1Oficina e Doação de Mudas

 

A Secretaria do Meio Ambiente possibilita duas maneiras da população ter acesso às mudas, gratuitamente, mediante cadastro:

1. Nas oficinas de plantio que ocorrem nas diversas ações que a Secretaria do Meio Ambiente realiza pelo município.  O público recebe orientações sobre técnicas de plantio e manutenção da muda, além de informações sobre a importância da arborização urbana.

2. Diretamente no Parque Natural Chico Mendes, o munícipe pode retirar até 10 mudas, e é orientado sobre o método de plantio e sobre as espécies mais adequadas para cada finalidade.
Mais informações sobre o serviço podem ser obtidas no Parque, localizado no seguinte endereço: Avenida 3 de março, 1.025. Telefone: (15) 3228-1256

Horário de atendimento para doação de mudas no Pq. Natural Chico Mendes

  • terça-feira a sexta-feira das 09h às 11h e das 13h às 15h
Viveiro Chico . viveiro chico mendes . Viveiro Chico (3)

 

Viveiro de Mudas Pq. Chico Mendes

Ganhei uma muda! Como devo plantá-la?

As mudas de árvores frutíferas (goiabeira, amoreira, pitangueira, jabuticabeira, uvaia, araçá, etc) não são aconselháveis para plantar em calçadas, como também árvores de grande porte (cedro, canafístula, chorão, paineira, ficus, etc.)

Porém muitas árvores podem ser plantadas em calçadas, como: ipês, aroeira-pimenteira, pau-viola, capororoca, oiti, resedá, quaresmeira, pata-de-vaca, lingustro, cássia-imperial, canelinha, etc.

Em calçadas muito estreitas e/ou com fiação, o plantio de um árvore pode se tornar um problema. Portanto, antes de plantar, analise se o local é adequado à espécie que se pretende plantar.

  1. Se for plantar a muda em um lugar onde já existam outras árvores, procure deixar um espaço médio de 3 metros entre elas.
  2. O tamanho do berço (buraco no solo)  varia de acordo com o tamanho da muda. O ideal é que o berço seja maior que o saquinho que envolve a muda.
  3. Prepare uma boa quantidade de terra vegetal e húmus. A mistura é na seguinte proporção: uma parte de terra vegetal e uma de húmus. Você pode acrescentar uma parte de areia para equilibrar o pH da mistura e facilitar a permeabilidade da água.
  4. Forre o fundo do berço em quantidade suficiente para nivelar a muda com o solo. Com cuidado, retire o plástico que envolve a muda e a coloque no berço. Utilize o restante da mistura para preencher as laterais, envolvendo assim o torrão.
  5. Durante a primeira semana, regue a muda diariamente, com o cuidado de não encharcar o solo. Em dias nublados e com chuva não é necessário regar. A partir da segunda semana, regue em dias alternados.
  6. Conforme a muda for desenvolvendo, você pode colocar uma estaca para orientar o crescimento e impedir que ela dobre ou quebre.
  7. É importante adubar a muda após o plantio. Durante os dois primeiros anos, você pode repetir a adubação mensalmente.