Meio Ambiente

Concurso de Fotografia

Concursos Fotográficos

A proposta de se criar concursos de fotografia com a temática ambiental vem da necessidade de se estreitar a relação homem-meio ambiente. A SEMA acredita na fotografia como ferramenta capaz de sensibilizar a população para temas e atividades de educação ambiental.

O objetivo do Concurso é estimular a reflexão sobre a importância da valorização e conservação das praças, passeios e jardins públicos e privados atendendo assim, as expectativas criadas pelos munícipes com relação à cidade e sua relação com o ambiente de entorno, bem como a valorização dos espaços do município utilizando o registro fotográfico como suporte para expressão artística.

“Os Jardins que Fazem a Cidade de Sorocaba”

Número de participantes: 85 pessoas.

Número de fotos: 166 imagens. (Os participantes poderiam concorrer com até 2 imagens)

O objetivo do concurso foi de valorizar os espaços do município utilizando o registro fotográfico como suporte para expressão artística. Além disso, é papel do poder público estimular a reflexão sobre a importância da valorização e conservação das praças, passeios e jardins públicos e privados entendendo assim as expectativas criadas pelos munícipes com relação à cidade e sua relação com o ambiente de entorno.

Pessoas de todas as idades, residentes ou não em Sorocaba, fotógrafos amadores ou profissionais, puderam participar do concurso fotográfico.

Entre as regras, a imagem deveria retratar jardins públicos ou particulares, áreas verdes, praças e passeios localizados em Sorocaba, atendo-se à ideia central e tendo pertinência com o objetivo do concurso.

Além disso, o material fotográfico entregue não poderia sofrer nenhum tipo de interferência manual e/ou digital, sejam retoques, montagens, cortes ou qualquer outra modificação. A foto poderia ser produzida por meio de câmeras analógicas ou digitais, colorida ou em preto e branco.

Além da premiação em dinheiro aos três primeiros colocados, será aberta uma exposição com as 36 melhores fotos no Palacete de Cristal do Jardim Botânico. Em breve também será publicado um livro com as 100 melhores imagens do concurso.

1º Lugar – “Vida sob reflexos” de Sidney Cardoso
2º Lugar – “Simplicidade” de Laís Fernanda Alexandre
3º Lugar – “Ipê-amarelo” de Francine Rodrigues da Cunha