Coletivos Educadores


Coletivo Ambiental

Coletivo Ambiental-1

Os Coletivos Ambientais são grupos de educadores de várias instituições que atuam no campo da educação ambiental, educação popular, ambientalismos e mobilização social. O Coletivo trabalha considerando uma base territorial para desenvolver atividades continuadas de promoção do mesmo como ferramenta de política pública.
Considerando a definição acima, dada pelo Ministério do Meio Ambiente, a SEMA realiza o projeto desde junho de 2013 no bairro de Aparecidinha e adjacentes. A escolha do bairro Aparecidinha como local da formação de um coletivo vai de encontro com as perspectivas do Governo Federal em contextualizar os processos educacionais com a realidade de vida do recorte territorial, não definindo de maneira rígida uma região, mas sim direcionando a atividade dos atores envolvidos no projeto.

O projeto em Aparecidinha se destaca dentre os coletivos ambientais em todo o Brasil por ser formado pela iniciativa do Poder Público, sendo subsidiado pela Comissão Intersetorial de Educação Ambiental (CISEA) que é formada pelas secretarias do governo municipal e coordenada pela Secretaria do Meio Ambiente (SEMA).

A CISEA tem papel indispensável de fomentação, organização e mobilização das instituições que hoje fazem parte do coletivo e que por sua vez tem sua participação como condição fundamental para construção de processos de atuação contínua pois são elas que fortalecem as ações garantindo recursos estruturais, humanos e materiais, principalmente em um segundo momento do projeto quando o coletivo deve ganhar mais autonomia, dependendo cada vez menos da CISEA. Para tanto, o fortalecimento interno desta comissão tornou-se condição impreterível para a promoção do trabalho de educação ambiental por meio de coletivos na cidade.

A partir disso iniciou-se um processo de escolha do território, convencimento e construção da arquitetura da capilaridade com o levantamento das instituições que poderiam participar do coletivo.

Mais de 5000 pessoas já participaram de ações promovidas pelo coletivo como plantio social, porta a porta verde, exposições, doação de mudas, entre outras atividades de educação ambiental. Além das atividades, o coletivo já intermediou junto a CISEA melhorias de trânsito e estruturação do bairro em geral.

Coletivo Ambiental-2

Porta a porta verde