Meio Ambiente

Coleta Seletiva

A coleta seletiva em Sorocaba é executada por cooperativas de triagem e reciclagem de resíduos que recebem apoio da Prefeitura. 
O Município é atendido por duas cooperativas, a Central de Reciclagem e a Coreso, as quais atendem cerca de 13% das residências, no sistema de coleta porta a porta, e conseguem reciclar cerca de 330 ton/mês de resíduos.
A equipe de Educação Ambiental da Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins elabora e executa ações com o objetivo de sensibilizar a população para a questão da coleta seletiva, promovendo e estimulando práticas ambientais sustentáveis.
Entre as ações, a equipe  aborda os munícipes e orienta quais os materiais que podem ser destinados para reciclagem, como devem ser armazenados, além de quais resíduos que não podem ser destinados para reciclagem, e sim para o sistema de coleta de resíduos comum.
Os munícipes ainda são instruídos a separar e destinar para a cooperativa o óleo de cozinha usado, os resíduos eletrônicos, além de pilhas e baterias, pois estes causam muitos impactos se descartados de maneira incorreta, contaminando milhares de litros de água, o solo e os lençóis freáticos.
 
COOPERATIVAS DE RECICLAGEM

  • Central de Reciclagem
Endereço: Rua Salvador Stefanelli, 266 Jd. Zulmira
Horário: 8 h às 17 h
Telefone: 15 3211 7458
  • Coreso
Endereço: Rua: Encarnação Rando Castelucci, 70 Além Ponte
Rua Chile, 401 – Barcelona
Horário: 8 h às 17 h
Telefone: 15 3227 6608
  • Núcleo Ambiental de Resíduos Eletrônicos (Cooperativa Reviver)
Endereço: Rua Ourinhos, 241 Jd. Leocádia
Horário: 8 h às 17 h
Telefone: 15 3325 5961