Como funciona


O programa “Adote uma Praça” é um ganho para todos, inclusive para o empresário, pois envolve a questão da responsabilidade social. Além de valorizar a empresa, a escola ou a associação do bairro, por exemplo, o programa ainda contribui para o embelezamento da cidade e o incremento da qualidade de vida.

O interessado que adotar o espaço público, por meio de um Termo de Convênio, assume o compromisso de cuidar do local, mantendo constantemente limpos os gramados, canteiros, bancos, passarelas e caminhos pertencentes à área adotada; além de realizar controle de plantas daninhas e demais espécies infestantes.

Em troca, terá direito, se desejar, de instalar uma ou mais placas de identificação da adoção do espaço público; colocar informe publicitário em bancos, lixeiras, playground e academia ao ar livre; urbanizar e decorar o espaço apresentado no projeto, com instalação de dispositivos para exploração publicitária (totens com propaganda), mesas, cadeiras, banquetas, luminárias, pisos de material de fácil remoção, guarda-sol (ombrelones), tendas, aquecedores e demais equipamentos autorizados no projeto; e realizar eventos relacionados ao termo de convênio firmado, desde que previamente analisado e autorizado pela Prefeitura.

Como adotar um espaço público

Para adotar um espaço público, o interessado deve apresentar um ofício à Secretaria do Meio Ambiente, com os documentos solicitados, como cópia do RG e CPF, cópia do comprovante de endereço (se pessoa física), uma carta de intenção, e croquis de localização do espaço público e fotos do local, além da proposta. Todos os modelos de ofício, carta de intenção e proposta podem ser conferidos na aba “Legislações e documentos”.

Toda a documentação deverá ser entregue de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na Secretaria do Meio Ambiente, localizada à rua Santa Maria, 197, na Vila Hortência, ou ainda pode ser enviada para o e-mail adoteumapraca@sorocaba.sp.gov.br.